Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

Serviço Especial de Transportes de Deficientes a cargo da Companhia Carris

Lisboa – Serviço Especial de Transportes de Deficientes a cargo da Companhia Carris.
Contactos:
Linha Aberta telefone: 21 361 30 00
E-mail: linha.aberta@carris.pt
Site: www.carris.pt/pt/mobilidade-reduzida

O serviço especial de transporte de deficientes actua num sistema de porta a porta dentro da rede de exploração da Carris, exclusivamente no concelho de Lisboa, sendo utilizado preferencialmente em deslocações regulares entre a residência e o emprego, a escola, os serviços de saúde ou equipamentos de lazer.
As marcações deverão ser feitas para a Estação da Musgueira, na hora normal de expediente (tel. 213 613 141), até à antevéspera do serviço pretendido.
As solicitações após este prazo só serão aceites se o percurso a efectuar coincidir com algum já estabelecido e se houver vagas. A confirmação do serviço deverá ser efectuada na véspera da sua realização.

Para se ter acesso a este serviço é necessário fazer prova da respectiva incapacidade, junto da Carris em Santo Amaro, às horas habituais do expediente, através de atestado médico, que poderá ser obtido nos Hospitais Civis de Lisboa - Hospital dos Capuchos, Hospital Curry Cabral e Hospital de Santa Maria. Juntamente com a prova de incapacidade dever-se -á entregar uma fotografia e apresentar o Bilhete de Identidade para emissão de um cartão que confere ao deficiente o direito de utilização deste tipo de transporte.

O bilhete, cobrado pelo motorista, quer ao deficiente quer ao seu eventual acompanhante será de tarifa igual ao cobrado pelo motorista nas carreiras regulares normais.

Para mais informações contacte o serviço informativo da Carris.

Transportes Públicos Rodoviários

«Nos veículos empregados nas carreiras (...), os passageiros cegos poderão fazer-se acompanhar de cães - guias acompanhantes de cegos, desde que se encontrem atrelados e açaimados, não incomodem por qualquer forma os restantes passageiros e não prejudiquem a conservação e asseio e condução dos veículos. Estes animais não podem tomar lugar nos bancos.»
«São aplicáveis aos transportes colectivos urbanos de tracção eléctrica as disposições relativas ao transporte de cães – guias (...).»

Página actualizada em: 18-11-2012 19:29