Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

Descrição dos vídeos AAICA

Para tornar o mais acessível possível a AAICA disponibiliza nesta páginas as descrições dos vídeos apresentados.


Conhecer e compreender as pessoas com deficiência visual

Vídeo 1

O filme é passado na baixa Lisboeta, ouve-se a guitarra portuguesa e vê-se a bengala branca a tatear a calçada, quem a conduz é o Rui que é cego com cegueira adquirida, e não tem alterações nos olhos. Caminha pela Praça do Rossio, atravessa a estrada e dirige-se para o seu encontro matinal.

Surge a Graciete acompanhada do seu cão guia, ela tinha baixa visão e acabou por cegar, também se dirige para o local do encontro.

O João é cego congénito, usa a bengala auxiliar da sua mobilidade, vem a descer as escadas que dão acesso ao Largo da Estação, onde se situa o espaço onde vai encontrar os amigos. Para os receber está a Teresa que tem baixa visão e usa lentes de contato, ela já está sentada na esplanada, recebe o Rui que chega entretanto, indicando-lhe onde está a cadeira para se sentar, em seguida chega a Graciete com o seu cão guia que se senta de seguida, e logo chega o João que cumprimenta os amigos, a Teresa utiliza a técnica de guia e conduz o João até à sua cadeira.

A quinta companheira do encontro é a Sónia, tem baixa visão e usa óculos, ela chega à esplanada e cumprimenta os presentes e senta-se. Os cinco amigos todos com deficiência visual, estão sentados na esplanada para tomar o seu pequeno almoço, conversam animadamente.

A narradora apresenta-os um a um, quem são e que tipo de deficiência visual tem. A funcionária do café toma nota do pedido, feito pelos clientes com deficiência visual e começa a trazer o serviço pedido, para a mesa.

Os amigos continuam a interagir entre eles.

A narradora faz um alerta para as dificuldades das pessoas com deficiência visual e convida os cidadãos a conhecer as suas limitações e como podem interagir. Divulga as ações de informação/sensibilização que a AAICA faz, direcionadas aos cidadãos em geral.

A funcionária do café vai exemplificar e guiar o Rui da explanada até à casa de banho, só que o guia de modo incorreto e empurra-o. A imagem volta atrás e a funcionária vai guiar o Rui corretamente, dando o seu braço e conduzindo-o em segurança. Depois desta explicação um elemento do grupo, paga a conta e despedem-se e seguem todos o seu destino.

A narradora faz um apelo para que todos os cidadãos, se interessem e conheçam a missão da AAICA, que é divulgar informação sobre as pessoas com deficiência visual.

Página actualizada em: 22-02-2014 19:55