Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

Artigos de interesse sobre tecnologia

O avanço da tecnologia, quando pensada de forma inclusiva, é um precioso aliado que quem tem necessidades especiais. Aqui poderá encontrar alguns artigos que entendemos conterem informação importante para qualquer pessoa com deficiência visual ou suas famílias.

Braille Fácil

O programa Braille Fácil permite fazer a impressão rápida e fácil de qualquer texto em Braille, para o qual não são necessários muitos conhecimentos do alfabeto braille

O programa tem várias funcionalidades:

O texto pode ser escrito diretamente num documento do Braille Fácil ou ser importado a partir de um editor de textos convencional. O editor de textos utiliza os mesmos comandos do NotePad do Windows, com algumas facilidades adicionais.

Assim que o texto esteja escrito, pode ser imediatamente visualizado e impresso em Braille ou em tinta (inclusive a transcrição Braille para tinta).

A escrita de textos especiais (tais como grafias matemáticas ou musicais) pode ser feita com o auxílio de um simulador de teclado Braille, que permite a entrada direta de códigos Braille no texto digitado. O editor possui ainda diversas facilidades que agilizam muito a inserção de elementos de embelezamento ou o retoque de detalhes do texto Braille. É possível a criação de desenhos táteis através de um editor gráfico simples. Não esquecer, obviamente, que é necessária uma impressora braille para a impressão final dos textos.

Endereço para fazer o download do Braille Fácil http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/

Apple - Tecnologia inclusiva para pessoas com deficiência visual

A Apple é uma das empresas de tecnologias, que se preocupa em tornar os seus produtos acessíveis a todos.
A AAICA aplaude a Apple, que tem um papel importante na acessibilidade para pessoas com deficiência visual e espera que outras empresas de tecnologias, sigam o seu exemplo de integrar acessibilidade nos seus produtos.
A Apple tem um papel importante na acessibilidade, conheça o iPhone e o IPad entre outros equipamentos.
O revolucionário iPhone inclui também um leitor de ecrãs igualmente revolucionário, e outras funcionalidades de acessibilidade inovadoras que facilitam a sua utilização por parte de pessoas com deficiência visual.
O iPad inclui um leitor de ecrãs fantástico, bem como outras funcionalidades de acessibilidade inovadoras que o tornam mais simples de utilizar por pessoas cegas e com baixa visão.

Estas são algumas das aplicações que pode testar nestes equipamentos da Apple:
Voiceover, Ecrãs em Braille sem fios, Zoom, Branco sobre preto, Enunciar texto auto-preenchido, Botões tácteis, Alertas audíveis entre outros.

Siga estas hiperligações e conheça os produtos que podem mudar a sua vida:
iPad: http://www.apple.com/pt/accessibility/ipad/vision.html
iPhone: http://www.apple.com/pt/accessibility/iphone/vision.html
MacOSX: http://www.apple.com/pt/accessibility/macosx/vision.html

Caso necessite de colocar alguma questão sobre a acessibilidade, deve de o fazer para o seguinte contacto:
E-mail: Apple Accessibility accessibility@apple.com

Quando o seu computador fala

O megaTTs é um projecto feito por jovens cegos portugueses.

Estes jovens, com base no seu comum interesse na área da informática, decidiram partilhar os seus conhecimentos, experiências e opiniões num campo que, para além da crescente importância no acesso a informação pela sociedade em geral e pelos portadores de deficiência visual em particular, poder-se-á tornar bem mais do que uma útil ferramenta, será por ventura até um modo de vida.

Neste site encontrará informação sobre os vários leitores de ecrãs, incluindo o NVDA (leitor de ecrãs gratuito) visite este link e partilhe a sua experiencia através de http://www.megatts.com

Página actualizada em: 22-02-2014 19:55