Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

A Acessibilidade no site

Tendo esta Associação como objetivo o Apoio e Informação a Cegos e Amblíopes (baixa visão) naturalmente que a acessibilidade do site é um ponto extremamente importante para nós, não só para garantir que todos têm acesso aos seus conteúdos independentemente das suas necessidades mas também para que possa servir como um exemplo de boas práticas.

Procuramos garantir a conformidade nível AA com as diretrizes Directrizes de Acessibilidade Web (WAI) versão 1.0 e Directrizes de Acessibilidade Web (WAI) versão 2.0, tendo no entanto como objetivo atingir o nível AAA. Todas as páginas do site estão de acordo com a semântica XHTML 1.0 Transacional sendo os efeitos gráficos e apresentação conseguidos exclusivamente via CSS – Cascading Style Sheets e não é utilizado JavaScript. Todas as imagens têm um descritivo que permita a sua interpretação.

Qualquer alteração aos conteúdos ou publicação de novos é sempre validada com recurso aos validadores abaixo descritos:

Logo Certified Accessibility da UMIC - consulte os relatórios qualitativos Este símbolo indica que este site está autorizado a colocar o logótipo dinâmico "Certified Accessibility" da UNIC na página de entrada.

Símbolo de conformidade nível AAA 1.0 das Directrizes de Acessibilidade Web Este símbolo indica que este site ou página está em conformidade nível AAA das Directrizes de Acessibilidade Web (WAI) versão 1.0 conforme validação recorrendo aos avalidadores de acessibilidade disponíves em W3C WAI Web Accessibility Evaluation Tools.

XHTML 1.0 Transitional válido! Este símbolo indica que este site ou página se encontra devidamente validado como XHTML 1.0 Trancional pela W3C Markup Validation Service.

CSS válido! Este símbolo indica que este site ou página se encontra devidamente validado como CSS level 2.1 pela W3C CSS Validation Service.

O que fazer quando encontra um site não Acessível.

Ao encontra um site não acessível, muitas vezes não sabe qual a melhor maneira de alertar os seus responsáveis para este problema tendo em conta que por vezes as Organizações simplesmente não estão sensibilizadas para a questão da acessiblilidade no seu site.

Na Página sobre "Como contactar as Organizações relativamente a problemas de acessibilidade nos seus sites" poderá encontrar algumas dicas úteis sobre como abordar o problema e assim alertar essas organizações para este problema.

Página actualizada em: 28-12-2012 16:36