No quadro da equidade educativa, o sistema e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade, do que decorrem diferentes tipos de estratégias que permitam responder às necessidades educativas dos alunos. Deste modo, a escola inclusiva pressupõe individualização e personalização para todos os indivíduos.
A DGIDC tem como atribuições coordenar, acompanhar e propor orientações no âmbito da Educação Especial.
A Educação Especial é norteada por uma política inclusiva, no quadro nacional e europeu.
A monitorização do sistema traduz-se no levantamento anual de dados que permitem caracterizar a população educativa com NEE.
Foi criada uma rede de escolas de referência para a inclusão de alunos cegos e com baixa visão, conheça os objetivos destas unidades e aceda à lista de escolas de referência no país em:
http://www.dge.mec.pt/escolas-de-referencia-para-educacao-de-alunos-cegos-e-com-baixa-visaoSaiba a localização dos Centros de Recursos TIC e tome conhecimento do Guia de funcionamento.
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