Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Conheça os Apoios e Incentivos que o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem para oferecer às pessoas com deficiência e incapacidades.

Tem ao dispor um programa de Emprego e Apoio à Qualificação das pessoas com Deficiência e Incapacidades.
Apoios à Integração, Manutenção e Reintegração no Mercado de Trabalho.

As acções podem abranger: Informação, Avaliação, Orientação para a qualificação e o emprego.

Existem também Apoios à colocação, onde se faz uma avaliação de perfis dos candidatos a emprego, se dá apoio na procura activa de emprego e se presta apoio técnico ao processo de criação do próprio emprego, designadamente ao nível da acessibilidade e da adaptação do posto de trabalho.

Há um acompanhamento Pós colocação, que tem de ter em conta a adaptação às novas funções a desenvolver e ao posto de trabalho, a integração no ambiente sócio-laboral da empresa e desenvolvimento de comportamentos pessoais e sociais adequados ao estatuto de trabalhador.

Acessibilidades para deslocações às instalações da empresa por parte dos trabalhadores com deficiência e incapacidades.

Emprego Apoiado - Proporciona um estágio de inserção que tem como objectivo complementar e aperfeiçoar as competências e potenciar o seu desempenho profissional, de forma a facilitar o seu recrutamento e integração no mercado de trabalho.

As pessoas que usufruíram deste estágio têm direito a uma bolsa.

Contrato Emprego-Inserção - Tem como objectivo promover e apoiar a transição para o mercado de trabalho através da participação das pessoas em actividades socialmente úteis com vista a reforçar as suas competências relacionais e pessoais, valorizar a auto-estima, bem como estimular hábitos de trabalho.
Pode usufruir de vários benefícios, tendo em conta a situação de cada pessoa.

Centro de Emprego Protegido – Tem como objectivo proporcionar às pessoas com deficiências e incapacidades e com capacidade de trabalho reduzida o exercício de uma actividade profissional e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais necessárias à sua integração em regime normal de trabalho.

Promove o estágio em posto de trabalho, e exercício de actividade profissional nas áreas de produção ou de prestação de serviços existentes.

Os destinatários são pessoas com deficiências e incapacidades, inscritas nos Centros de Emprego, com capacidade de trabalho não inferior a 30 % nem superior a 75 % da capacidade normal de trabalho de um trabalhador sem deficiência nas mesmas funções profissionais. O coeficiente de capacidade para o trabalho para efeitos de integração no regime de emprego apoiado é fixado pelo IEFP, I. P

Os trabalhadores em regime de emprego apoiado integrados em Centros de Emprego Protegido são abrangidos pelo regime geral de segurança social.
Os trabalhadores beneficiam de acompanhamento psicológico e social realizado por uma equipa técnica de reabilitação.

Prémio de Mérito – Consiste em premiar as pessoas com deficiências e incapacidades que, em cada ano, se destaquem na criação do seu próprio emprego, bem como as entidades empregadoras que se distingam na integração profissional das pessoas com deficiências e incapacidades.
A candidatura é entregue nos Centros de Emprego, através da apresentação de formulário próprio.

Para obter informação sobre o Prémio de Mérito dirija-se ao Centro de Emprego da sua área ou consulte o Regulamento do Prémio de Mérito.

Página actualizada em: 27-06-2017 15:31