Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

Educação Especial

No quadro da equidade educativa, o sistema e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade, do que decorrem diferentes tipos de estratégias que permitam responder às necessidades educativas dos alunos. Deste modo, a escola inclusiva pressupõe individualização e personalização para todos os indivíduos.

Áreas de intervenção

A DGIDC tem como atribuições coordenar, acompanhar e propor orientações no âmbito da Educação Especial.

Políticas

A Educação Especial é norteada por uma política inclusiva, no quadro nacional e europeu.

Monitorização do sistema

A monitorização do sistema traduz-se no levantamento anual de dados que permitem caracterizar a população educativa com NEE.

Escolas de referência para alunos cegos e com baixa visão

Foi criada uma rede de escolas de referência para a inclusão de alunos cegos e com baixa visão, conheça os objetivos destas unidades e aceda à lista de escolas de referência no país em:

http://www.dge.mec.pt/escolas-de-referencia-para-educacao-de-alunos-cegos-e-com-baixa-visao

Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC)

Saiba a localização dos Centros de Recursos TIC que são 25 e tome conhecimento do Guia de funcionamento, aceda a esta informação em: http://www.dge.mec.pt/centros-de-recursos-tic-para-educacao-especial-crtic

Centro de recursos da educação especial

Requisição online

Requisição Online de manuais escolares em formatos acessíveis

Contactos para informações:
Tel: 21 393 46 02 / 21 393 46 08
e-mail: centro.recursos@dgidc.min-edu.pt

Saiba mais em:

http://www.dge.mec.pt/pedido-de-materiais-nee
Página actualizada em: 03-07-2017 13:34