Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

Exposição de Pintura - Mirtilo Gomes

“Olha por Mim“

É uma exposição de pintura multissensorial, utiliza uma estratégia para fazer chegar a arte a todos, permitindo que cada um percepcione através dos sentidos que estiverem mais activos.

Esta estratégia comunicativa visa, em primeiro lugar, abrir as artes visuais a públicos com cegueira ou baixa visão mas propõem-se faze-lo de forma integradora, para assim servir igualmente públicos sem limitações sensoriais. Nasce da tradição da audiodescrição, frequentemente utilizada no cinema e em guias de museus, mas diferencia-se por não servir apenas de mediador mas por se tornar, em si mesmo, uma obra de arte. O soundpainting propõe-se descrever obras de qualquer tipo recorrendo à palavra e ao som (efeitos sonoros e música), explorando toda a carga poética e emocional destes meios para recriar a peça e conduzir o receptor numa descoberta multissensorial.

Uma exposição que aconselho a visitar até porque as pinturas, tem cores intensas e fortes contrastes (para a baixa visão), dispõe também de uma pintura táctil (para cegos) que vale a pena tactear. A audiodescrição, é sem dúvida, uma inovação que deve de experimentar.

Visite o site da pintora e saiba onde à uma exposição à sua espera.

Tânia Bailão Lopes
http://bailaolopes.wordpress.com/projecto-olha-por-mim/
http://www.bailaolopes.com

Teresa Vaz, Presidente da AAICA, ao ter visitado a exposição "Olha por mim", pediu à pintora Tânia Baião Lopes a oferta da pintura "O bicho que sai...quando luto por aquilo que acredito.
Mirtilo Gomes 2010
A pintora acedeu ao seu pedido e a pintura está presente no espaço da associação.
A AAICA agradece muito a oferta, o nosso muito obrigada.

Página actualizada em: 22-02-2014 19:55