Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

Biblioteca Nacional de Portugal

Contacto:
Campo Grande, 83, 1749-081 LISBOA
Telefone: 21 798 21 29/21 798 20 00
Fax: 21 798 21 38
E-mail. aldv-leitura@bnportugal.pt
Site: www.bnportugal.pt

Algumas Indicações úteis para os Leitores

A inscrição é gratuita e pode fazer-se pessoalmente, por escrito (carta ou e-mail) ou por telefone.

A ficha de leitor é constituída pelos seguintes elementos:

Nome completo; número de BI, local e data de emissão; sexo; data de nascimento; nacionalidade; profissão; habilitações; endereço; código postal; país; e-mail; telefone; contacto de pessoa de apoio, caso seja necessário; menção do conhecimento ou desconhecimento do sistema braille e da respectiva estenografia.

Tem livros em Braille, audiolivros analógicos (em cassete), audiolivros digitais (em MP3 ou em CD Áudio), livros electrónicos (em ficheiros de texto legíveis em computador através de leitor de ecrã), publicações periódicas, na grande maioria em Braille e algumas noutros suportes e, também, peças musicais em Braille, destacando a música para piano.

Emprestam livros e publicações periódicas em braille pelo prazo de 2 meses, renovável, uma única vez, por prazo igual, a pedido do leitor, caso a obra não tenha entretanto sido solicitada por outro. Os pedidos podem fazer-se pessoalmente, por carta, telefone, fax ou e-mail, sendo conveniente mencionar sempre 3 títulos, por poderem alguns estar emprestados. Enviamos os livros pelo correio, em embalagem própria, que facilita também a devolução dos mesmos pelo leitor. No seu interior há uma pequena bolsa para o rótulo, o qual tem de um lado o endereço do leitor e do outro o da ALDV da BNP. Para devolver os livros basta virar o rótulo.

Os livros electrónicos são, normalmente enviados por e-mail para o endereço indicado pelo destinatário e podem também ser copiados para qualquer suporte apropriado fornecido pelo leitor

No caso do envio destes materiais para cópia, a embalagem é da responsabilidade do leitor.

A circulação postal de livros em Braille, cassetes, disquetes, CD.s e DVD.s entre pessoas e instituições para deficientes visuais é gratuita, sendo para isso necessário escrever no lugar do selo, em letras maiúsculas e vermelhas, a palavra CECOGRAMA.
Temos catálogos dos livros em Braille, dos audiolivros analógicos, dos audiolivros digitais e dos livros electrónicos. Todos estão disponíveis em braille, em tinta e em formato electrónico, que enviamos por e-mail.

Página actualizada em: 18-11-2012 19:28