Associação de Apoio e
Informação a Cegos e Amblíopes

Biblioteca Gaia Inclusiva

O Espaço Gaia Inclusiva encontra-se a funcionar nas instalações da Biblioteca Municipal de Gaia sita à Rua de Angola, Mafamude, em Vila Nova de Gaia; todavia, o Espaço dispõe de acesso directo, o qual deverá efectuar-se pela Rua da Guiné, junto à Escola Básica de 1º Ciclo J. Nicolau de Almeida.

A Biblioteca de Gaia é uma mais valia para os deficientes visuais, dispondo de uma quantidade assinalável de livros em formato digital e Braille.

Incluir a diferença, respondendo à sua especificidade, constitui a principal aposta da Gaia inclusiva, contribuindo para a progressiva integração dos portadores de Necessidades Especiais na sociedade global. A finalidade máxima reside numa resposta adaptada às solicitações informativas e culturais provenientes de segmentos populacionais impedidos, temporária ou definitivamente, de manusear os recursos convencionais. A população alvo é maioritariamente constituída por deficientes visuais; todavia, convém salientar a importância crescente de pequenos núcleos, tais como idosos, acamados, incapacitados físicos, entre outros.

Este serviço tem como objectivo dar a conhecer a problemática da deficiência nas suas múltiplas vertentes, contribuindo para a construção de uma imagem desprovida de preconceitos. Este serviço pretende ainda responder eficazmente às necessidades informativas de públicos relacionados directa ou indirectamente com esta temática, designadamente famílias, educadores, técnicos de reabilitação, entre outros.

Cotactos:
Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia
Rua de Angola
4430-014 Vila Nova de Gaia
Telefone: 223745670 / 223745676 Fax: 223745677
E-mail: gaiainclusiva@gaianima.pt
Site: www.gaiainclusiva.gaianima.pt

Página actualizada em: 22-02-2014 19:55